A Congregação Salesiana, fundada por São João Bosco na cidade de Turim, tem como objetivo a educação da juventude, prestando a maior atenção à formação integral de cada jovem, isto é, cuidando do desenvolvimento das dimensões pessoais: intelectual, social, afetiva, moral e transcendente.
Os Salesianos de Mogofores proporcionam, em regime de autonomia pedagógica, a formação no Ensino Básico (primeiro, segundo e terceiro ciclos) e no Ensino Secundário (décimo, décimo primeiro e décimo segundo anos).
São uma escola católica, dirigida pela Congregação Salesiana, que promove e acompanha o crescimento e amadurecimento integral dos alunos, tendo como base a visão cristã da vida, do mundo e da cultura, consolidada na Proposta Educativa da Escola Salesiana.
Após um plano de modernização que teve início em 2017 e que incidiu nas instalações, recursos de ensino, novas tecnologias e transportes, aumento da oferta de atividades de enriquecimento curricular (ArtiSport), a abertura do 1.º ciclo em 2020 veio complementar a oferta educativa existente, com o objetivo de continuar a apresentar-se como um projeto verdadeiramente singular no panorama educativo da região. (texto escrito na abertura do 1.º ciclo)
Os Salesianos de Mogofores, continuam o ideal da educação expresso por Dom Bosco de formar “honestos cidadãos e bons cristãos”, como base de tudo aquilo de que os jovens precisam para viver a própria existência humana e cristã em plenitude, para que possam ser felizes e gerar felicidade. Existe igualmente, uma aposta fortíssima no Sistema Preventivo, que representa a síntese da sabedoria pedagógica de Dom Bosco e constitui a mensagem profética que ele deixou aos seus herdeiros e a toda a Igreja.
Os Salesianos de Dom Bosco chegaram a Mogofores a 24 de novembro de 1938 e foram progressivamente desenvolvendo aqui várias valências educativo-pastorais em favor da região e do país: seminário, primeiro como noviciado e depois como aspirantado, oratório festivo, aulas de alfabetização de adultos, imprensa, paróquia, santuário, e colégio. Em outubro de 1941 o seminário passou a albergar o aspirantado para adolescentes candidatos à vida salesiana. Assim continuou até 1975. Através de alvará do mesmo ano, o seminário transformou-se no atual colégio, aberto, desde então, à população da Bairrada, primeiro só masculina e depois mista.
Em 1947, os salesianos tomaram conta da paróquia de Mogofores de que ainda são responsáveis. Em 1 de junho de 1958, sendo diretor o Pe. Ângelo Paganella, foi lançada a primeira pedra para a construção do Santuário em honra de Nossa Senhora Auxiliadora. As paredes ergueram-se rapidamente e o edifício ficou coberto em menos de um ano. Em 24 de outubro de 1959, sendo já diretor o Pe. Benedito Nunes, começou a construção da torre. Volvidos mais quatro anos, a 25 de maio de 1963, é finalmente sagrado e inaugurado o belo Santuário nacional de Nossa Senhora Auxiliadora, precisamente quando se comemoravam as bodas de prata da chegada dos salesianos ao coração da Bairrada.