Mariangela Jaguraba – Vatican News
Equipa da Pastoral – Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora
O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta segunda-feira (13/02), no Vaticano, uma delegação da Universidade de Tblisi, na Geórgia. Francisco agradeceu aos membros do organismo pela visita, afirmando que eles “dão um bom exemplo de apaixonada pesquisa cultural e de cuidado daquele bem inestimável que é o crescimento formativo dos jovens”.
“A educação ajuda as novas gerações a crescer, descobrindo e cultivando as raízes mais fecundas, para que deem frutos”
Papa Francisco
Nesta ação pastoral do Papa Francisco, vemos a sua grande preocupação com a educação, tal como São João Bosco, que nos dizia que «a educação é assunto do coração». Na visão salesiana, a educação tem por missão «formar bons cristãos e honestos cidadãos».
Educar é sinônimo de iluminação
Educar para vós é mais uma vez vir à tona, é sinônimo de iluminação. Isso é significativo, faz pensar quando se acende uma lâmpada num quarto escuro: nada do que está ali muda, mas muda o aspecto de tudo.
Segundo o Papa, “há necessidade dessa iluminação benéfica do saber, enquanto no mundo se adensam as trevas do ódio, que muitas vezes vem do esquecimento e da indiferença”.
Para a Congregação Salesiana os educadores devem colaborar com os jovens para o desenvolvimento das suas capacidades e aptidões até à sua plena maturidade. É importante ajudá-los a abrirem-se à verdade e a construírem uma liberdade responsável (C 32).
Fonte: Vaticannews.va