Ana Morgado, ADMA de Mogofores
O Papa Francisco dirigiu-se, em vídeo, às famílias portuguesas que vão receber nas suas casas jovens que se inscreveram na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa com proveniência de todo o mundo. A todas elas Francisco deixa uma calorosa mensagem de agradecimento.
Numa mensagem de apoio e estímulo o Papa Francisco tem consciência que “ isto vai revolucionar um pouquito”, podendo ser até “um incómodo” mas faz ressaltar o “coração grande” de quem abre as suas portas não só para receber e servir mas sobretudo numa dinâmica de abertura à sua cultura e ao seu modo de ver a vida. “O universo cultural vai entrar em vossa casa e vai sair neles com a vossa experiência. Os jovens estrangeiros dizem mesmo que a experiência mais rica foi a da família que os recebeu.” E o Papa Francisco dirigindo-se às famílias: (estes jovens) “vão universalizá-los”. E acrescenta: “Para vocês é uma prova que se pode ser cristão de outra maneira, com outra cultura, com outro modo de ver as coisas”.
Na paróquia de Mogofores mais de vinte famílias se disponibilizaram para receber em suas casas jovens da JMJ 2023 esperando receber cerca de 50 jovens vindos de diversos destinos, para participarem nos Dias da Diocese de Aveiro, que decorrerá entre 26 a 31 de julho.
O Papa Francisco termina com um agradecimento “graças por esta generosidade de receber os jovens” e faz um pedido “Que Deus vos abençoe, que a Virgem cuide de vós e peço-vos que rezem por mim”.
A Jornada Mundial da Juventude de 2023 realizar-se-á em Lisboa, entre 1 a 6 de agosto deste ano, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.